Assembleia Municipal de Lisboa quer parque canino no Jardim da Cerca da Graça

Assembleia Municipal de Lisboa quer parque canino no Jardim da Cerca da Graça

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou, por unanimidade, uma recomendação da Comissão Permanente de Ambiente e Qualidade de Vida para que a Câmara pondere a criação de um parque canino no Jardim da Cerca da Graça.

A recomendação subscrita por 340 peticionários deu entrada na AML no final de outubro do ano passado e tem em vista a criação do “Jardim da Cerca da Graça amigo dos animais”.

Depois de analisada a questão, a comissão emitiu uma recomendação onde pede à Câmara Municipal que pondere a “viabilidade da criação de um parque canino, situado numa das parcelas do Jardim da Cerca da Graça, que venha a ser vedada para o efeito e onde os animais possam circular livremente sem trela e sem açaimo”.

O documento, aprovado por unanimidade na reunião plenária de hoje, pede também a “retificação da sinalética existente no parque, mediante a sua adequação à legislação vigente em matéria de circulação dos animais nos espaços públicos”.

Este jardim, localizado na freguesia de São Vicente, deverá ainda ser intervencionado, “com urgência”, para “remoção dos ninhos e controlo da presença da processionária ou lagarta do pinheiro“.

Os eleitos na AML requerem ainda ao município a “realização de um estudo relativamente às necessidades de melhoria das condições do jardim”, que deverá abranger o “reforço da segurança do parque, nomeadamente ao nível da vedação das diferentes áreas existentes e seus desníveis, em particular do parque infantil, da higiene e conforto das diferentes infraestruturas e ainda suas acessibilidades”.

Os deputados querem também que sejam criados mapas dos parques da cidade, e em particular os parques caninos, para que os munícipes “possam perceber as alternativas de proximidade existentes”.

Texto: Agência Lusa

ARTIGOS RELACIONADOS
» Olhão | Primeiro Parque Canino no Algarve
» Viseu | Parque Canino abre este verão
» Lisboa | Novo Parque Canino no Areeiro
» Novo Parque Canino em Tercena

Artigos relacionados

Traficante apanhado pela PSP disse que a droga era do cão

Um homem desempregado, conhecido por Pinóquio, foi apanhado em flagrante, em Vila Real, a vender uma base de cocaína quando passeava um cão, que usava para dissimular o negócio de droga.

França | Cão fechado numa cave durante cinco anos já foi resgatado

Um cão de seis anos foi resgatado no início da semana passada, depois de ter passado os últimos cinco anos de vida preso numa cave em casa dos donos.

Anaconda mata Pit Bull e depois é morta por grupo de jovens no Brasil

Uma anaconda com cerca de cinco metros de comprimento foi morta por um grupo de jovens em Novo Airão, no Brasil, na sequência de um ataque da cobra a um cão de raça Pitbull, que não resistiu e também acabou por morrer.