Assembleia Municipal de Lisboa quer parque canino no Jardim da Cerca da Graça

Assembleia Municipal de Lisboa quer parque canino no Jardim da Cerca da Graça

A Assembleia Municipal de Lisboa (AML) aprovou, por unanimidade, uma recomendação da Comissão Permanente de Ambiente e Qualidade de Vida para que a Câmara pondere a criação de um parque canino no Jardim da Cerca da Graça.

A recomendação subscrita por 340 peticionários deu entrada na AML no final de outubro do ano passado e tem em vista a criação do “Jardim da Cerca da Graça amigo dos animais”.

Depois de analisada a questão, a comissão emitiu uma recomendação onde pede à Câmara Municipal que pondere a “viabilidade da criação de um parque canino, situado numa das parcelas do Jardim da Cerca da Graça, que venha a ser vedada para o efeito e onde os animais possam circular livremente sem trela e sem açaimo”.

O documento, aprovado por unanimidade na reunião plenária de hoje, pede também a “retificação da sinalética existente no parque, mediante a sua adequação à legislação vigente em matéria de circulação dos animais nos espaços públicos”.

Este jardim, localizado na freguesia de São Vicente, deverá ainda ser intervencionado, “com urgência”, para “remoção dos ninhos e controlo da presença da processionária ou lagarta do pinheiro“.

Os eleitos na AML requerem ainda ao município a “realização de um estudo relativamente às necessidades de melhoria das condições do jardim”, que deverá abranger o “reforço da segurança do parque, nomeadamente ao nível da vedação das diferentes áreas existentes e seus desníveis, em particular do parque infantil, da higiene e conforto das diferentes infraestruturas e ainda suas acessibilidades”.

Os deputados querem também que sejam criados mapas dos parques da cidade, e em particular os parques caninos, para que os munícipes “possam perceber as alternativas de proximidade existentes”.

Texto: Agência Lusa

ARTIGOS RELACIONADOS
» Olhão | Primeiro Parque Canino no Algarve
» Viseu | Parque Canino abre este verão
» Lisboa | Novo Parque Canino no Areeiro
» Novo Parque Canino em Tercena

Artigos relacionados

Oceanário de Lisboa eleito melhor aquário do mundo

Oceanário recebe a distinção pela segunda vez pelo portal de viagens TripAdvisor.

EUA | Dona deixa cão em aeroporto de Las Vegas com pedido de ajuda

A dona do cão escreveu no bilhete que sofria de violência doméstica e que o animal tinha sido agredido pelo seu namorado, com um pontapé na cabeça, enquanto discutiam.

Itália | Venda ilegal de cruzamento perigoso entre cães e lobos

Foi desmantelada em Itália uma rede ilegal de venda de cães resultantes de cruzamentos de lobos com Cão Lobo Checoslovaco.