‘App’ para alimentar animais ganha Concurso Ibérico

O vencedor do Concurso Ibérico de Ideias de Negócio nas Escolas foi o projeto “Easy Feed Animal”, da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Este concurso contou com várias etapas, desde um concurso de escolas, ao qual concorreram 17 projetos na EPATV e, posteriormente, um concurso transfronteiriço, no Museu da Geira, em Terras de Bouro, em que ganhou o projeto “Easy Feed Animal”, ficando em segundo lugar outra escola portuguesa, com o projeto “Safe Student” (relacionado com a problemática do bullying), e em terceiro ficou uma escola espanhola.

Mas em que consiste o projeto “Easy Feed Animal”?

Este é um projeto dos alunos do Curso Técnico de Electrotecnia – João Gonçalves e João Mesquita – e do Curso Técnico de Produção Metalomecânica – Hugo Marques e Paulo Dias, juntamente com o professor João Martins, da EPATV. O objetivo foi desenvolver uma ‘app’, que permitisse alimentar os animais à distância. O protótipo tem uma componente elétrica e uma componente mecânica.

A máquina alimenta os animais automaticamente, através de uma aplicação no telemóvel, permitindo às pessoas visualizarem os animais à distância, através de uma câmara incorporada, que possibilita a visualização dos comedouros. A máquina tem um depósito onde é guardado o alimento e, quando é acionado no telemóvel, o dispensador automático de comida liberta uma certa quantidade de ração. Além disso, também está incorporado um dispensador de água, com dois tubos: um com mais pressão para lavar e outro para encher. Esta máquina tem ainda um intercomunicador que permite falar com os animais à distância.

O projeto já foi testado numa clínica veterinária e num hotel canino, onde foram feitos testes à forma como os animais reagem, à câmara e ao intercomunicador.

A ideia é produzir a máquina em série, com a ajuda de empresas e investidores, podendo ser implementado em casas, hotéis caninos, veterinários ou nas ruas para animais abandonados.

Segundo declarações dos alunos ao Seminário V, “ qualquer pessoa pode descarregar e utilizar a aplicação”.

Estes alunos já receberam propostas de trabalho na área e o “Easy Feed Animal” já tem um investidor espanhol, dono de fábricas de ração animal.

Fonte: Seminário V

Artigos relacionados

Brasil | Lei proíbe cães acorrentados e sempre presos

A nova lei municipal já está em vigor e torna mais clara a definição do que é considerado maus tratos a animais.

Canábis medicinal está a chegar aos animais de companhia!

Em alguns estados americanos o uso de canábis medicinal parece ser uma das soluções procuradas por quem tem animais de companhia.

Evite que o seu gato arranhe a mobília!

Na natureza, os gatos arranham com o objetivo de manter as suas garras fortes e de boa saúde. Além disso, as marcas dos arranhões servem também para a marcação e defesa do território.