‘Animais de Rua’ conquista prémio internacional em Birmingham

A associação Animais de Rua foi distinguida com o prémio ‘International Cat Care Welfare of the Year’ na cerimónia dos Ceva Animal Welfare Awards, que se realizou no passado dia 4 de abril, em Birmingham, Inglaterra.

Este prémio foi atribuído a Maria Pinto Teixeira, diretora-geral da Animais de Rua, pelo seu percurso e trabalho desenvolvido em Portugal em prol da proteção e bem-estar dos animais.

Maria Pinto Teixeira fundou a Animais de Rua há 10 anos, com o objetivo de controlar da forma mais humana e eficaz a população de animais errantes em Portugal, através do método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver). Com este método, os gatos silvestres são capturados com recurso a material especializado, depois esterilizados e permanecem em pós-operatório até estarem em perfeitas condições para serem desenvolvidos às suas colónias.

A associação foi crescendo e conta hoje com mais de 100 voluntários por todo o país, tendo já esterilizado mais de 21 mil animais. Após a aprovação da lei que proíbe o abate nos canis municipais, a Animais de Rua é cada vez mais procurada para dar resposta à sobrepopulação de animais errantes.

“É uma honra para a iCatCare reconhecer o trabalho da Maria Pinto Teixeira e a sua enorme dedicação e contribuição para o bem-estar dos felinos. A Maria tem sido incansável em ajudar gatos e cães no seu país, apostando na sua formação e na formação dos voluntários da sua Associação para trazer cada vez mais qualidade de vida aos animais. Na verdade, a Maria foi uma das pessoas que a iCatCare consultou quando criou a International Declaration of Responsibilities to Cats. Muitos parabéns à Maria e a todos os voluntários da Animais de Rua que trabalham diariamente para ajudar os felinos em todo o país”, sublinhou Claire Bessant, CEO da International Cat Care (iCatCare).

Maria Pinto Teixeira não podia estar mais feliz com este reconhecimento internacional. “É para mim uma surpresa e um enorme prazer aceitar esta distinção. Este prémio é dedicado a toda a equipa de voluntários da Animais de Rua que ao longo destes 10 anos têm sido incansáveis no trabalho pelo bem-estar de gatos e cães em Portugal. Obrigada à CEVA pela oportunidade de conhecer pessoas tão generosas e inspiradoras. Um agradecimento muito especial à iCatCare por todo o apoio que nos têm dado a nível de orientação, conhecimento, documentação científica e formação veterinária que nos permite melhorar os cuidados que prestamos aos felinos em Portugal. Estamos preparados para os desafios que se aproximam no nosso país ao nível da legislação e felizes por contar com estes extraordinários parceiros ao longo desta viagem”, disse.

 

Artigos relacionados

Faro | Este verão há “Dinossauros na cidade”

A exposição “Dinossauros na cidade” abriu a 8 de julho, na antiga Fábrica da Cerveja, em Faro, invadindo o espaço abandonado com Tyrannosaurus Rex, Stegosaurus ou Triceratops, em tamanho real, que se mexem e emitem sons.

Dono perdeu tanto peso que o seu cão precisou de o cheirar para o reconhecer

Um cão chamado Willie não via o seu dono há 5 semanas e, quando o voltou a ver, não acreditava que era mesmo ele!

“Estrelas do Oceano” assaltam o SEA LIFE Porto

Para dizer “adeus” às férias da melhor forma, o aquário do Porto preparou várias surpresas muito divertidas.