‘Animais de Rua’ conquista prémio internacional em Birmingham

A associação Animais de Rua foi distinguida com o prémio ‘International Cat Care Welfare of the Year’ na cerimónia dos Ceva Animal Welfare Awards, que se realizou no passado dia 4 de abril, em Birmingham, Inglaterra.

Este prémio foi atribuído a Maria Pinto Teixeira, diretora-geral da Animais de Rua, pelo seu percurso e trabalho desenvolvido em Portugal em prol da proteção e bem-estar dos animais.

Maria Pinto Teixeira fundou a Animais de Rua há 10 anos, com o objetivo de controlar da forma mais humana e eficaz a população de animais errantes em Portugal, através do método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver). Com este método, os gatos silvestres são capturados com recurso a material especializado, depois esterilizados e permanecem em pós-operatório até estarem em perfeitas condições para serem desenvolvidos às suas colónias.

A associação foi crescendo e conta hoje com mais de 100 voluntários por todo o país, tendo já esterilizado mais de 21 mil animais. Após a aprovação da lei que proíbe o abate nos canis municipais, a Animais de Rua é cada vez mais procurada para dar resposta à sobrepopulação de animais errantes.

“É uma honra para a iCatCare reconhecer o trabalho da Maria Pinto Teixeira e a sua enorme dedicação e contribuição para o bem-estar dos felinos. A Maria tem sido incansável em ajudar gatos e cães no seu país, apostando na sua formação e na formação dos voluntários da sua Associação para trazer cada vez mais qualidade de vida aos animais. Na verdade, a Maria foi uma das pessoas que a iCatCare consultou quando criou a International Declaration of Responsibilities to Cats. Muitos parabéns à Maria e a todos os voluntários da Animais de Rua que trabalham diariamente para ajudar os felinos em todo o país”, sublinhou Claire Bessant, CEO da International Cat Care (iCatCare).

Maria Pinto Teixeira não podia estar mais feliz com este reconhecimento internacional. “É para mim uma surpresa e um enorme prazer aceitar esta distinção. Este prémio é dedicado a toda a equipa de voluntários da Animais de Rua que ao longo destes 10 anos têm sido incansáveis no trabalho pelo bem-estar de gatos e cães em Portugal. Obrigada à CEVA pela oportunidade de conhecer pessoas tão generosas e inspiradoras. Um agradecimento muito especial à iCatCare por todo o apoio que nos têm dado a nível de orientação, conhecimento, documentação científica e formação veterinária que nos permite melhorar os cuidados que prestamos aos felinos em Portugal. Estamos preparados para os desafios que se aproximam no nosso país ao nível da legislação e felizes por contar com estes extraordinários parceiros ao longo desta viagem”, disse.

 

Artigos relacionados

Omar: gato gigante é sucesso na internet e está perto de entrar no Guinness

Omar é um gato Maine Coon australiano, considerado o maior gato doméstico do Mundo, pois mede 120 cm e pesa 14 kg.

SEA LIFE Porto regressa à Praia do Castelo do Queijo para limpar o areal

A Praia do Castelo do Queijo foi limpa no final de setembro por cerca de 400 voluntários, numa iniciativa promovida pelo SEA LIFE Porto.

Gato perdido há seis dias no Aeroporto Humberto Delgado continua desaparecido

Um gato, chamado Jackie, está perdido no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, desde o dia 21 de dezembro, depois de ter fugido da caixa transportadora que o levava até ao Funchal, na Madeira.