1ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra

A 1ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra decorreu nos dias 14 e 15 de julho, integrada no programa da 63ª Feira Agropecuária do Porto Moniz.

O Mondioring é uma modalidade que permite aos cães destacarem as suas aptidões e genética, a qualidade do treino e o controlo do condutor, fatores que são avaliados em provas específicas.

Estas provas englobam exercícios de obediência, exercícios de salto e exercícios de mordida, que se realizam num recinto vedado, com diverso material.

Nunca na Região Autónoma da Madeira aconteceu uma prova de Mondioring, pelo que a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Agricultura, em parceria com a CANEUTILE e com o apoio do Crédito Agrícola, happyOne, Legendary Travel e Mamepe, associou-se à Casa do Povo do Porto Moniz na promoção da 1ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra. De salientar que esta prova pontuou para o Campeonato Nacional de Mondioring para a época 2018/2019, com o reconhecimento por parte do Clube Português de Canicultura.

Esta 1ª Prova de Mondioring da Madeira abrangeu dois dos três graus previstos no regulamento, nomeadamente, o Grau 2 e 3, sendo este último o mais exigente.

Classificação do Grau 2:
1º “Mad Max” e Paula Exposto
2º “Soba Kninept” e Nelson Gomes
3º “Maha” e Dominique Blanchard

Classificação do Grau 3:
1º “Hime” e Charly Blanchard
2º “H’Otso” e Paulo Nunes
3º “Hagic” e Charly Blanchard

Integrados ainda na referida Prova, foram realizados testes de sociabilidade abertos a todos os cães com mais de 12 meses e respetivos donos e destinados a aferir a capacidade do animal em obedecer a determinadas regras, um momento que também mereceu a atenção do público, tendo todos os cães inscritos sido aprovados.

Pódio do Grau 2.
Pódio do Grau 3.

De referir todos aqueles que contribuíram para que a 1ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra fosse um autêntico sucesso e, desde logo, o rosto da organização: o Dr. Pedro Delgado, da Direção Regional de Agricultura, cujo empenho fez toda a diferença e permitiu que todas as dificuldades fossem ultrapassadas.

Celso Alves, o juiz de nível internacional da prova, que soube tirar o máximo partido de um campo de características ortodoxas e manter o muito público presente sempre interessado; a diretora de prova, Rosana Alves, que garantiu que a prova se desenrolasse da melhor forma possível; os homens assistentes, Nelson Gomes, Henrique Lourenço e Dominique Blanchard, sempre disponíveis e com um desempenho brilhante, e ainda Ester Caires, pelas fotografias fantásticas.

Uma última palavra para Paulo Nunes e Paula Exposto que, com o seu entusiasmo pelo Mondioring, foram não só os embaixadores da prova, como também uma preciosa ajuda para que a 1.ª Prova de Mondioring da Madeira – Do Mar à Serra fosse um verdadeiro sucesso e uma experiência a dar continuidade!

Artigos relacionados

Exposição Internacional de Gatos de Braga

Decorreu nos dias 5 e 6 de novembro a 238ª e 239ª Exposição Internacional de Gatos, em Braga, com 135 exemplares inscritos no catálogo.

15ª E. C. Nacional da Ribeira Grande

A 15ª Exposição Canina Nacional da Ribeira Grande decorreu a 19 de novembro no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel.

Boxer algarvio representa Portugal em Campeonato do Mundo

João Paulino irá representar as cores de Portugal com um cão de raça Boxer num Campeonato do Mundo de desporto canino. Este ano a ATIBOX WM realiza-se a 7 e 8 de abril, em Haro, Espanha.